px

“O impacto dos Prémios Europeus na exposição dos projetos finalistas”

No dia 27 de fevereiro, realizou-se o webinar “AD&C à conversa com…” finalistas portugueses dos Regiostars que nos falaram sobre o impacto dos Prémios dos Fundos Europeus nos seus projetos.

Neste encontro, foi abordada a temática dos Prémios dos Fundos Europeus à boleia dos Prémios RegioStars, sobretudo para conhecer a experiência de cada um dos finalistas portugueses da competição europeia, quer sobre as suas motivações, quer sobre o processo de candidatura e, finalmente, sobre a experiência de ser finalista e que benefícios daí retiraram.

Estas foram algumas das questões suscitadas na conversa com: 

Carlos Videira – representante do projeto HUMAN POWER HUB, o centro de inovação social de Braga, focado na aceleração e incubação de projetos empresariais com impacto social, integrado na empresa municipal BragaHabit.

Jorge Carneiro – responsável pelo Núcleo de I&D na Grestele representante do projeto ECOGRES – Cerâmica Ecológica, um projeto empresarial vocacionado para a produção de produtos cerâmicos ecológicos em resultado de I&DT contínuo em simbioses industriais.

Vera Lopes – representante do projeto REALIZA-TE que visa promover o sucesso escolar, a equidade social, o emprego e a igualdade de oportunidades nos jovens da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.

O webinar “AD&C à conversa com…”, foi moderado por Cláudia Joaquim, Presidente da AD&C, e Elisabete Quintas, vogal do Conselho Diretivo.

A sessão foi transmitida dia 27 de fevereiro no Youtube.

O ciclo de webinars “AD&C à conversa com…”, aborda temas do âmbito da atividade da AD&C – os Fundos Europeus e as Políticas de Desenvolvimento Regional, e através de uma conversa informal e aberta com convidados, são abordados temas atuais e relevantes, pela lente dos convidados, enriquecendo o debate com perspetivas diferenciadas.

Data

27 de fevereiro 2025

Hora

15h00

Local

Biblioteca dos Fundos – AD&C

CARLOS ALBERTO VIDEIRA – BragaHabit

Carlos Alberto Videira nasceu a 31 de março de 1991 em Vila Praia de Âncora.

É Licenciado em Relações Internacionais, mestre em Direitos Humanos e doutorando em Ciências da Administração pela Universidade do Minho (UMinho).

Foi presidente do Centro de Estudos do Curso de Relações Internacionais entre 2011 e 2012 e cumpriu três mandatos como presidente da Associação Académica da Universidade do Minho entre 2013 e 2016. Durante este último período desempenhou, por inerência, as funções de presidente do Conselho de Administração da Rádio Universitária do Minho.

Foi membro do Conselho Nacional de Educação, entre 2013 e 2016, como representante dos estudantes do Ensino Superior Universitário, e do Conselho Municipal de Educação de Braga entre 2014 e 2017. Foi também presidente da Mesa da Assembleia Geral da Federação Académica do Desporto Universitário entre 2015 e 2017.

Começou a sua carreira profissional no Porto, desempenhando as funções de coordenador do Pólo Zero, tendo sido responsável pela sua inauguração e abertura ao público em 2016. Em 2017, colaborou com os Serviços de Apoio ao Reitor, trabalhando na área da internacionalização, e assumiu as funções de Assessor do Administrador e Diretor do Departamento de Desporto e Cultura dos Serviços de Acção Social da UMinho entre 2018 e 2021.

Atualmente é o Administrador Executivo da BragaHabit – Empresa Municipal de Habitação de Braga e membro da Assembleia Geral da Associação Portuguesa de Habitação Municipal. Paralelamente, é Vogal do Conselho de Administração da Fundação Bracara Augusta.


JORGE CARNEIRO – Grestel

Jorge Carneiro é Licenciado em Química, com Mestrado em Materiais Derivados de Recursos Renováveis, e Doutoramento em Ciência e Engenharia de Materiais.

Entre 2010 e 2019 realizou pesquisa científica no CICECO – Aveiro Institute of Materials, na Universidade de Aveiro, trabalhando com polímeros naturais, nanocontentores, inibidores de corrosão, e valorização de resíduos industriais.

Desde 2019 exerce funções no departamento de I&D da Grestel como Responsável do Núcleo de Investigação e Desenvolvimento.


VERA LOPES – CIM Coimbra

Vera Lopes, é Mestre em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra.

Atualmente é técnica superior da Unidade de Desenvolvimento Social e Modernização da CIM Coimbra – Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.

Acompanha, desde a sua génese, o programa de ação territorial Realiza.te que visa promover o sucesso escolar, a equidade social, o emprego e a igualdade de oportunidades nos seus jovens na Região de Coimbra.

É ainda responsável pelo acompanhamento das redes intermunicipais de trabalho da área da Educação, e das Bibliotecas.

Vera Lopes possui vasta experiência em Programas de Cooperação Europeia como o ERASMUS + e o URBACT.