Os Estudos de Avaliabilidade foram desenvolvidos com o objetivo de apoiar o planeamento e a implementação do Plano Global de Avaliação do Portugal 2030.
Foram desenvolvidos quatro estudos nas grandes áreas temáticas de intervenção do Portugal 2030 (Investigação e Inovação, Educação e Formação, Ação climática e Emprego), consubstanciados na sistematização do conhecimento existente em cada uma das áreas, na estabilização das Teorias da Programação das intervenções cofinanciadas e na identificação das necessidades avaliativas e das metodologias mais adequadas (e dos requisitos de informação) para dar reposta as essas necessidades.
Foram ainda desenvolvidas duas análises específicas, em que se desenvolveram duas narrativas de Análise da contribuição no âmbito do “Aumento do investimento em Investigação & Inovação” e da “Diminuição do abandono escolar precoce” e dois ensaios metodológicos, respetivamente para estas áreas, com a aplicação do Process trancing e da QCA (Qualitative Comparative Analysis).
Estudo de avaliabilidade de políticas de Investigação e Inovação cofinanciadas pelos Fundos Europeus (2024)
Relatório 1. Síntese e mapeamento do conhecimento existente e estabilização das Teorias da Mudança
Relatório 2. Desenvolvimento metodológico para a avaliação das políticas de I&I
Estudo de avaliabilidade de políticas de Educação e Formação cofinanciadas pelos Fundos Europeus (2024)
Relatório 1. Síntese e mapeamento do conhecimento existente e estabilização das Teorias da Mudança
Relatório 2. Desenvolvimento metodológico para a avaliação das políticas de educação e formação
Estudo de avaliabilidade de políticas de Ação Climática cofinanciadas pelos Fundos Europeus (2023)
Relatório 1. Síntese e mapeamento do conhecimento existente e estabilização das Teorias da Mudança
Estudo de avaliabilidade de políticas de Emprego cofinanciadas pelos Fundos Europeus (2024)
Relatório 1. Síntese e mapeamento do conhecimento existente e estabilização das Teorias da Mudança
Relatório 2. Desenvolvimento metodológico para a avaliação das políticas de emprego