Plataforma de Tecnologias Estratégicas para a Europa
Resumo:
A União Europeia (UE) reconhece a necessidade de acelerar a sua transição ecológica e digital para promover a sua competitividade a longo-prazo. Para este efeito necessita de investimento significativo em setores estratégicos, mantendo condições de concorrência equitativas no mercado único e a coesão.
A criação da Plataforma de Tecnologias Estratégicas para a Europa (STEP) vem reforçar e mobilizar os instrumentos existentes na UE, visando contribuir para maior celeridade e eficácia do desempenho dos apoios financeiros dirigidos a tecnologias consideradas prioritárias.
No âmbito da STEP, é criado o Selo de Soberania, atribuível aos projetos que comprovem contribuir para os objetivos da STEP, dando-lhes visibilidade e atratividade de investimento. Também é criado o Portal de Soberania, que dará visibilidade às atividades da STEP e funcionará como fonte de informação privilegiada para os investidores que pretendam apostar nas tecnologias digitais, ecológicas e biotecnologias consideradas críticas.
Observa-se um alinhamento entre as prioridades estabelecidas na Estratégia de Especialização Inteligentes 2030 para Portugal (ENEI 2030) e as tecnologias críticas consideradas no âmbito da STEP.
A STEP representa uma oportunidade estratégica para fortalecer a autonomia tecnológica da UE, fomentando a inovação e a sustentabilidade.
______________________________
Plataforma de Tecnologias Estratégicas para a Europa
Eugénia Pereira da Costa
ed. Ministério da Economia. Gabinete de Estratégia e Estudos
(Tema Económico, 126)
Lisboa, GEE, 2024
ISSN 1647-6204
______________________________