EU-funded investment in artificial intelligence and regional specialization
Resumo:
A Inteligência Artificial (IA) é vista como uma tecnologia disruptiva e transformadora com potencial para impactar todos os aspetos sociais, mas particularmente na competitividade e no crescimento.
O artigo avalia a distribuição geográfica, no nível NUTS II, de investimentos financiados pela União Europeia (UE) relacionados com a IA durante o período de programação de 2014-2020.
Os resultados mostram que, no período de 2014-2020, cerca de 8 biliões de euros de fundos da UE foram direcionados para investimentos em IA nas regiões europeias. Regiões mais desenvolvidas têm uma especialização maior em investimentos em IA financiados pela UE. Essa especialização também gera efeitos colaterais que aumentam padrões de especialização semelhantes em regiões vizinhas. Os investimentos relacionados à IA são mais concentrados em regiões com maior concentração de atividades de TIC e que são mais inovadoras, destacando a importância dos efeitos de aglomeração. Regiões que selecionaram a IA como prioridade de inovação para suas Estratégias de Especialização Inteligente também têm maior probabilidade de ter maior especialização de financiamento em IA. Essas descobertas são muito relevantes para os formuladores de políticas, pois mostram que os investimentos relacionados com a IA já são altamente concentrados espacialmente. Esta situação destaca a importância de regiões menos desenvolvidas continuarem a beneficiar de quantias suficientes de fundos de coesão pré-alocados e dedicá-los, no futuro, a oportunidades relacionadas à IA.
______________________________
EU-funded investment in artificial intelligence and regional specialization
Anabela Marques Santos, Francesco Molica, Carlos Torrecilla Salinas
(GEE Paper, 181)
Lisboa, Ministério da Economia. Gabinete de Estratégia e Estudos, 2024
ISSN 1647-6212
______________________________