Cinco investigadores em Portugal recebem apoios do Horizonte Europa

Jan 11, 2022 | Notícias

O CEI – Conselho Europeu de Investigação anunciou os beneficiários das suas subvenções de arranque: 397 cientistas talentosos em início de carreira recebem um total de 619 milhões de euros do Horizonte Europa para prosseguirem os seus projetos.

Cinco destes investigadores desenvolverão os seus trabalhos em Portugal: Vera Aldeias, da Universidade do Algarve, Yonatan N. Gez, do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, Sérgio Miguel Rosa Domingos, da Universidade de Coimbra, Susana Soares, da REQUIMTE – Rede de Química e de Tecnologia, e Manuel Souto, da Universidade de Aveiro.

Com um valor médio de 1,5 milhões de euros cada, estas são as primeiras subvenções do CEI concedidas no âmbito do Programa Horizonte Europa e ajudarão os jovens investigadores a concretizarem as suas melhores ideias, lançarem os seus próprios projetos e formarem as suas equipas.

As propostas selecionadas abrangem todas as disciplinas da investigação, desde as aplicações médicas da inteligência artificial até à conceção de novas gerações de dispositivos tecnológicos com comando luminoso ou à melhoria da transparência e equidade do comércio levado a cabo pelos influenciadores das redes sociais.

As investigadoras ganharam cerca de 43 % das bolsas, o que representa um aumento em relação aos 37 % de 2020 e a maior percentagem até à data.

Os laureados deste concurso de subvenções propuseram a realização dos seus projetos em universidades e centros de investigação de 22 países da UE e países associados, enquanto os vencedores são nacionais de 45 países.

Saiba mais AQUI.

 

Fonte: CEI/CEPortugal