Disponível Flash Macroeconómico 3º trimestre de 2021

Dez 27, 2021 | Notícias

A AD&C disponibiliza o Flash Macroeconómico relativo ao 3º trimestre de 2021, depois da publicação das Contas Nacionais Trimestrais pelo INE.

Destacam-se alguns dos principais indicadores:

O PIB registou um crescimento de 4,2%, assinalando a retoma da atividade económica com o gradual levantamento das restrições a vários setores, sendo que a procura interna foi determinante, com destaque para o investimento (FBC).

As exportações e importações registaram novamente crescimentos acentuados, em particular na exportação serviços e as projeções mais recentes apontam para um crescimento económico de entre 4,4% e 4,8% em 2021, acelerando em 2022.

A taxa de desemprego manteve a trajetória decrescente para os 6,1% e a população empregada continuou em crescimento, sobretudo nos serviços, e 12,7% da população empregada manteve-se em teletrabalho.

As moratórias públicas abrangiam 18% dos empréstimos às empresas, quando no segundo semestre de 2020 chegaram a 34%.

O défice público ficou em -5,4% do PIB no 2º trimestre, registando uma ligeira melhoria face ao trimestre anterior e a dívida pública reduziu-se para 130,9% do PIB. Espera-se que no final de 2021 o défice e dívida pública se situem em -4,5% e 128% do PIB, respetivamente.

A taxa de inflação na Área Euro ultrapassou o nível de referência de 2% do BCE e passou a ser positiva em Portugal (1,3%).

Quanto ao indicador de clima económico manteve-se positivo e o indicador de confiança em crescimento.

Consulte AQUI:

 

 

Fonte: AD&C