AD&C participou no Seminário “A Europa também é Minha”

Dez 27, 2021 | Notícias

No passado dia 9 de dezembro, o EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões promoveu o Seminário “A Europa também é Minha” que contou com a participação da AD&C – Agência para o Desenvolvimento e Coesão.

A AD&C foi representada pelo seu Coordenador do Núcleo de Estudos e Políticas, Nuno Romão, na mesa redonda “Territórios de Baixa Densidade: Desafios e Oportunidades”, em que foi debatido o apoio de fundos europeus no interior do país.

Este evento dedicado à multiculturalidade e à partilha de experiências, entre cidadãos, ao abrigo do tema “Territórios de Baixa Densidade: Mais Fortes, Mais Conectados, Mais Resilientes e Mais Prósperos”, teve lugar na Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu (IPV).

A Sessão de Abertura, ficou a cargo do Presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, Fernando Ruas, contando, ainda, com as participações do Presidente do Instituto Politécnico de Viseu, José Costa.

O enquadramento estratégico ficou a cargo de Alfredo Simões, ex-docente do Instituto Politécnico de Viseu.

Já a mesa redonda “Territórios de Baixa Densidade: Desafios e Oportunidades”, contou com as intervenções do Coordenador do Núcleo de Estudos e Políticas da Agência de Desenvolvimento e Coesão, Nuno Romão, da diretora de Serviços do Desenvolvimento Regional da CCDR-Centro, Alexandra Rodrigues e da Coordenadora de Projetos de Desenvolvimento Local na ESDIME (Agência para o Desenvolvimento Local no Alentejo Sudoeste), Marta Cortegano.

Para finalizar o colóquio, o debate foi alargado a todos os cidadãos presentes na Aula Magna, com a realização de um período dedicado à partilha de experiências.

Através desta iniciativa, o EUROPE DIRECT procurou promover uma melhor compreensão, por parte dos cidadãos e entidades do território, relativa ao funcionamento da União Europeia (UE) e da sua democracia parlamentar, consciencializando e ampliando o conhecimento sobre a presença e importância da UE no seu quotidiano, salientando o valor acrescentado que a experiência europeia agrega à Região.

O encerramento da sessão ficou a cargo do Secretario Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, que salientou a importância do trabalho colaborativo em prol do desenvolvimento regional.

 

Fonte: IPV