CE intensifica ações para ensino primário e secundário inclusivo e de qualidade

Ago 11, 2021 | Notícias

A Comissão Europeia (CE) publicou recentemente uma proposta de Recomendação do Conselho sobre a Aprendizagem Mista em prol de um ensino primário e secundário inclusivo e de grande qualidade.

 

A «aprendizagem mista» no ensino e na formação clássicos é o termo utilizado para descrever o facto de uma escola, um educador ou um aluno adotar mais do que uma abordagem do processo de aprendizagem.

 

Pode tratar-se de uma mescla de estabelecimentos escolares e outros ambientes físicos (empresas, centros de formação, ensino à distância, espaços ao ar livre, locais culturais, etc.), ou de uma combinação de diferentes ferramentas de aprendizagem que podem ser digitais e não digitais.

 

A CE propõe medidas a mais curto prazo para colmatar as lacunas mais prementes exacerbadas pela pandemia de COVID-19, bem como uma via a seguir para combinar ambientes de aprendizagem e ferramentas no ensino primário e secundário e na formação, suscetíveis de contribuir para a criação de sistemas de educação e formação mais resilientes.

 

Em especial por ser flexível, a Aprendizagem Mista pode tornar a educação mais inclusiva. Pode significar uma melhor oferta de educação nas zonas remotas e rurais, para as comunidades de viajantes ou os residentes em hospitais e centros de cuidados, bem como para as pessoas que participam em ações de formação de alto nível.

 

Todos os ambientes e ferramentas devem ser igualmente acessíveis a grupos minoritários, crianças com deficiência ou pessoas oriundas de meios socioeconómicos desfavorecidos, e não devem conduzir à discriminação ou segregação.

 

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Fonte:Rep.CEPortugal