Aprovado Plano de Recuperação e Resiliência português

Jul 13, 2021 | Notícias

Há boas notícias para Portugal! O Conselho Europeu aprovou hoje o Plano de Recuperação e Resiliência português, a peça que faltava para a Comissão Europeia começar a fazer transferências para o nosso país.

 

No caso português, a aprovação vale uma primeira tranche de mais de dois mil milhões de euros, dos quais cerca de 1,8 mil milhões são a fundo perdido.

 

Com 16,6 mil milhões de euros, o instrumento financeiro NextGenerationEU ajudará Portugal a tornar-se mais ecológico, mais digital e mais bem preparado para o futuro.

 

O NextGenerationEU é mais do que um plano de recuperação, torna-se uma oportunidade única para sair mais forte da pandemia, transformar as economias e sociedades e construir uma Europa que funcione para todos.

 

Depois da validação da Comissão Europeia, o PRR português recebeu a luz verde do ECOFIN, ou seja, dos ministros das finanças dos 27. No total, foram esta terça-feira aprovados doze PRR, incluindo o espanhol, alemão e o francês.

 

A aprovação dos ministros é fundamental e permite finalmente que Comissão Europeia possa avançar com as primeiras transferências para os cofres nacionais ainda durante o mês de julho.

 

Os doze países que já têm o PRR aprovado podem agora começar a assinar os acordos para receber as subvenções e os empréstimos. É a última fase burocrática antes das transferências para os cofres nacionais.

 

Bruxelas tem até dois meses para transferir o dinheiro do pré-financiamento, mas, de acordo com a Comissão Europeia, o dinheiro deverá começar a ser transferido ainda este mês.

 

Saiba mais aqui.

 

Fonte: CE