Von der Leyen em Lisboa para aprovação oficial do PRR português

Jun 16, 2021 | Notícias

A Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, está hoje em Lisboa para entregar pessoalmente ao Primeiro-Ministro António Costa o resultado da análise feita pela Comissão Europeia e respetiva recomendação ao Conselho sobre a aprovação do Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal no âmbito do NextGenerationEU, o plano de recuperação da União Europeia.

 

A análise técnica de Bruxelas destaca que o plano português vai aumentar o potencial do país e deu nota máxima aos mecanismos de controlo de aplicação dos fundos da União Europeia propostos por Portugal.

 

Portugal foi o primeiro país a entregar o seu Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) à Comissão Europeia (em 22 de Abril) e está mesmo entre os primeiros países a ter a luz verde sobre o seu documento.

 

Mas, mais importante do que ter chegado em primeiro lugar, será antes a avaliação que o documento teve por parte dos serviços técnicos de Bruxelas que se dedicaram ao PRR português que foi “muito positiva”, destacando-se “a visão estratégica e consistente” que Portugal demonstrou ao longo do plano.

 

O encontro tem lugar às 11h30 no Centro Ciência Viva, no Pavilhão do Conhecimento, um exemplo de um projeto que será financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência e que promove a Ciência e a Educação.

 

A Presidente da Comissão Europeia visitará as instalações do Centro e reunirá com o Primeiro-Ministro António Costa, acompanhada pela Comissária europeia Elisa Ferreira.

 

 

 

Fonte: RAPID-CE