Competências Emergentes na Administração Pública

Fev 5, 2021 | Notícias

O INA acaba de disponibilizar a publicação digital bilingue (português/inglês) do 11.º Congresso Nacional da Administração Pública, em torno do tema “Competências Emergentes”.

 

As Competências Emergentes são aquelas que devem ser potenciadas e desenvolvidas para responder aos desafios da atualidade e de um futuro muito próximo: globalização, transformação digital ou sustentabilidade ambiental.

 

A publicação reúne o resumo das apresentações dos três dias do Congresso, realizado entre 23 e 25 de setembro de 2020, num total de 15 sessões (sete mesas redondas e oito entrevistas), com 41 oradores e entrevistados, que debateram temas desde o papel das lideranças às competências e trabalho colaborativo, passando pela transferência de conhecimento e o papel do Ensino Superior no desenvolvimento de competências emergentes.

 

O 11.º Congresso Nacional da Administração Pública, que contou com 5.700 participantes e mais de 4.600 visualizações no canal do Youtube, permitiu identificar os desafios e as oportunidades de desenvolvimento que se colocam ao nível das competências que a Administração Pública requer para poder prestar um melhor serviço aos cidadãos e às empresas.

 

Ao longo dos vários painéis, foi sublinhada a necessidade de uma Administração Pública com capacidade adaptativa, preparada para bem servir e desenvolver políticas públicas adequadas aos desafios, com o consequente reforço do papel da tecnologia digital e da participação dos trabalhadores e cidadãos enquanto fatores de confiança e inovação na gestão pública.

 

Saiba mais aqui

 

Fonte: INA/MC