PNPAS lança vídeo sobre as iniciativas de 2020

Jan 12, 2021 | Notícias

O Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) da Direção-Geral da Saúde (DGS) publicou um vídeo com as principais iniciativas lançadas no ano de 2020.

 

O PNPAS desenvolveu e publicou um conjunto alargado de orientações no contexto da intervenção alimentar e nutricional na COVID-19, desde orientações para uma alimentação saudável no contexto das medidas de prevenção da propagação do vírus, passando por orientações para a otimização do estado nutricional dos grupos de risco para a COVID-19, até orientações para a terapia nutricional de doentes.

 

Ao longo do ano passado, o PNPAS publicou três relatórios técnicos, oito manuais técnicos/documentos orientadores no contexto da pandemia da COVID-19 e uma orientação técnica.

 

Adicionalmente, o Programa produziu e partilhou seis estudos de avaliação da situação epidemiológica e do impacto das medidas aplicadas, 11 infografias e pósteres no contexto da COVID-19, dez vídeos e quatro artigos científicos.

 

Em 2020, o PNPAS conseguiu dar cumprimento a uma das suas grandes prioridades: monitorizar e avaliar o grau de implementação e os resultados das diferentes medidas implementadas para melhorar a alimentação dos portugueses.

 

Desta forma, foi possível avaliar os resultados produzidos pelo imposto especial de consumo sobre as bebidas açucaradas e adicionadas de edulcorantes, monitorizar a publicidade alimentar dirigida a crianças, avaliar o impacto da campanha para a promoção da alimentação saudável “Comer melhor, uma receita para a vida” e ainda avaliar o grau de implementação da identificação sistemática do risco nutricional nas unidades hospitalares do SNS.

 

Saiba mais aqui

 

Fonte: DGS/MC