CES | COVID-19: Sair da Crise – Emprego, Apoios Sociais e Saúde

Jan 15, 2021 | Notícias

O Conselho Económico e Social (CES) acaba de divulgar o livro “COVID-19: Sair da Crise – Emprego, Apoios Sociais e Saúde”, que reproduz os depoimentos e intervenções que tiveram lugar no webinar sobre COVID-19: Sair da Crise e contém um conjunto de reflexões e propostas da maior atualidade.

 

Destaca-se nas Notas Finais de José António Vieira da Silva, Ex-Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social:

 

Estamos a viver tempos de enorme complexidade e a Conferencia de hoje refletiu de forma exemplar essa complexidade. Estamos a “sentir um tempo sem o perceber” porque esta é uma crise com origem exógena à economia e ao sistema financeiro, mas é uma crise económica original que será profunda e eventualmente longa. Esta é uma crise que trará mudanças em todas as dimensões económicas e sociais, da forma de trabalhar ao modo de consumir.

 

Importa, no entanto, perceber que será arriscado considerar que “tudo vai mudar”, por vezes associando às mudanças provocadas ou estimuladas pela crise outras agendas ou mesmo outras dinâmicas de transformação. Podemos e devemos, como sociedade, valorizar positivamente recursos tecnológicos e organizacionais que nos tem ajudado nesta crise. Mas sem esquecer os seus riscos e as suas limitações. Parece hoje claro que para além da crise sanitária esta será uma crise com forte impacto recessivo no mercado de trabalho.

 

Esta crise veio demonstrar que a modernização do Estado e o rejuvenescimento dos quadros da administração são condições essenciais à recuperação da confiança e poderão ser relevantes na crise de emprego que já estamos a viver.

 

Saiba mais aqui

 

Fonte: CES/MC