Estratégia Nacional para o Mar 2021-2030 | Apresentação

Out 15, 2020 | Notícias

Na Sessão online de Apresentação Pública da Estratégia Nacional para o Mar 2021-2030 que decorreu hoje em Lisboa, no auditório da CCDR LVT, o Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos salientou que o Oceano está atualmente na Agenda Internacional e que a Economia do Mar é relevante em Portugal.

 

O Ministro destacou ainda que para envolver toda a sociedade portuguesa, é fundamental o investimento na educação e em particular, na literacia do mar.

 

A ENM2030 é um instrumento de política pública para o Mar que apresenta a visão, objetivos, áreas de intervenção e metas do país para o período 2021–2030, no que se refere ao modelo de desenvolvimento do Oceano.

 

A visão desta nova estratégia assenta em promover um oceano saudável para potenciar a economia, a prosperidade e o bem-estar dos portugueses, e afirmar a liderança de Portugal na governação do oceano, apoiada no conhecimento científico.

 

Imagem DGPM - Helena Vieira

 

 

A Diretora-Geral de Política do Mar, Helena Vieira apresentou a nova Estratégia, realçando os 10 objetivos estratégicos nacionais para a década, as 13 áreas prioritárias e as 33 metas definidas, assim como o plano de ação constituído por 160 medidas, 30 das quais emblemáticas, pelo seu efeito multiplicador.

 

Helena Vieira apelou ainda à participação na Consulta Pública, em curso até 2 de novembro.

 

Saiba mais aqui

 

Fonte: DGPM/MC