Hospital Barreiro Montijo investe em novos equipamentos com apoio do Lisboa 2020

Ago 27, 2020 | Notícias

A Unidade de Técnicas Endoscópicas do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) dispõe, desde este mês, de um conjunto de novos equipamentos para beneficiar os utentes da Unidade de Gastroenterologia, adquiridos com o apoio do Programa Operacional Lisboa 2020, num investimento global de cerca de 70 mil euros.

 

Segundo a instituição, foram adquiridos um videocolonoscópio, um videogastroscópio, para além de três monitores de visualização de imagem endoscópica.

 

Estes equipamentos destinam-se a um espaço onde “a realização de exames complementares de diagnóstico e terapêutica assume um papel fundamental”, com o primeiro a permitir realizar um “exame crucial para o diagnóstico do cancro do colon e recto” e, o segundo, a possibilitar detectar o cancro do estômago, entre outras patologias do trato digestivo.

 

O Centro Hospitalar adianta que os equipamentos foram adquiridos no âmbito da candidatura ‘Modernizar para Melhor Cuidar II’ que, em Janeiro do ano passado, “autorizou a compra de um novo acelerador linear para o Serviço de Radioterapia”, que permitirá uma poupança de 450 mil euros. Na mesma altura, foi também autorizada a compra de duas dezenas de equipamentos para outros serviços.

 

Através do Programa Operacional Lisboa 2020 é possível adquirir novos equipamentos e substituir outros já existentes, em determinadas áreas definidas, com o objetivo de “melhorar a qualidade dos cuidados prestados aos utentes, bem como as condições de trabalho dos profissionais de saúde”.

 

 

Fonte: CHBM/Lisboa2020