A Precariedade em Tempos de Pandemia

Ago 11, 2020 | Notícias

Com a recente saída de uma crise financeira, económica e social, a população portuguesa começava a sentir alguns sinais de recuperação económica e uma evolução positiva em indicadores associados à pobreza e exclusão social e ao mercado de trabalho.

 

No entanto, não se ignorava que parte desta recuperação era feita com base em baixos salários e precariedade laboral. Estes dois fatores em simultâneo com um aumento do preço da habitação, tiveram impacto nas condições de vida das famílias, levando a um estrangulamento do orçamento familiar ou à procura de alternativas através de uma maior mobilidade diária entre trabalho e habitação, a permanência em casa dos pais, partilha de habitação, entre outras.

 

A pandemia causada pela Covid-19 e as estratégias para mitigar o seu impacto na saúde da população nacional, demonstrou a fragilidade das condições de vida de uma parte considerável da população nacional.

 

Boletim #4  publicado pelo Observatório Nacional de Luta Contra a Pobreza tem como objetivo promover uma reflexão sobre o impacto da precariedade económica e laboral no atual contexto de pandemia através da evolução dos dados mais recentes do mercado de trabalho, das medidas de proteção social existentes em situação de desemprego e dos rendimentos em Portugal.

 

Fonte: Observatório Nacional de Luta Contra a Pobreza/MC