Promover a Literacia Digital nas Escolas

Jul 24, 2020 | Notícias

O Make Code é um projeto de literacia digital de apoio às Escolas dinamizado pela Fundação da Juventude. Recorre a ferramentas de aprendizagem baseadas em jogos de computador, motivando os Alunos na aprendizagem e facilitando assim a tarefa educativa dos Professores e Escolas.

 

O projeto dá aos Professores as ferramentas necessárias para ensinarem os seus Alunos a programar, utilizando o Micro:bit (uma placa de microcontrolador) e o Minecraft: Education Edition. O projeto é gratuito e podem participar os Professores de todas as disciplinas, mesmo que sem qualquer conhecimento em programação. Os Professores recebem formação nestas tecnologias e ainda, apoio na sua implementação em sala de aula em cada uma das suas turmas, de forma presencial ou online.

 

As Escolas recebem ainda kits de Micro:bit e licenças Minecraft: Education Edition para utilização dos Alunos e Professores envolvidos no projeto. Até ao momento já participaram no Make Code, programa inovador de introdução à codificação e à ciência da computação, mais de 2.200 alunos e cerca de 300 professores.

 

Veja aqui o vídeo Make Code para saber mais sobre este projeto que pretende melhorar as competências digitais dos jovens (dos 6 aos 15 anos) e dos Professores de escolas da Região Norte de Portugal.

 

O Make Code é cofinanciado pelo Programa Operacional Capital Humano (PO CH), Portugal 2020 e União Europeia/Fundo Social Europeu (FSE). O projeto conta ainda com a Microsoft como Investidor Social.

 

Imagem Make Code

Descubra mais em www.makecode.pt

 

 

Fonte: Fundação da Juventude/MC