Estágios de Verão Ciência Viva 2020 já começaram

Jul 15, 2020 | Notícias

Com o lançamento da iniciativa “Ciência Viva no Verão 2020”, arrancou também ontem, no Porto, a edição deste ano dos Estágios de Verão Ciência Viva.

 

Dirigido aos estudantes do Ensino Secundário e Profissional, o programa de Estágios de Verão Ciência Viva, organizado pela Ciência Viva há já 24 anos, promove e apoia estágios de verão que permitem aos alunos ter contacto com a ciência em contextos científicos e tecnológicos profissionais, em centros de investigação e empresas de I&D.

 

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e a Presidente da Ciência Viva, Rosalía Vargas, visitaram três estágios a decorrer no CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental, onde participam cinco estudantes, e nos quais os alunos estarão envolvidos na observação e monitorização dos golfinhos da Foz do Douro e participarão em saídas de campo à zona entre marés em algumas praias de Matosinhos para investigação da biodiversidade marinha e dunar, assim como, vão aprender técnicas de avaliação da idade em peixes.

 

Também visitaram os outros dois estágios que irão decorrer no i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, onde um grupo de estudantes, vai trabalhar com bactérias fluorescentes enquanto outro grupo será integrado em equipas de investigação sobre o Vírus do Papiloma Humano (HPV).

 

A edição de 2020, conta com uma novidade, em que os alunos passarão mais tempo em contexto real de investigação, podendo permanecer até um mês em trabalho direto com os cientistas. Este ano terá uma componente de maior apoio financeiro às famílias, que pode ir até aos 400€, e que pretende minimizar os efeitos económicos da Covid-19.

 

O programa de Estágios de Verão Ciência Viva, decorre entre 13 de julho e 11 de setembro, com 140 vagas em 18 instituições de todo o país, num total de 41 estágios que abrangem várias áreas do conhecimento, totalizando já cerca de 300 inscrições.

 

Saiba mais em http://www.cienciaviva.pt/ocjf/

 

Fonte: Portal do Governo/MC