Melhorar a Base de Dados de Género

Jun 23, 2020 | Notícias

O Instituto Nacional de Estatística realizou a segunda edição do Inquérito à Fecundidade (IFEC) que integra o Projeto Sistema Estatístico Nacional sobre Igualdade de Género, financiado pelos EEA Grants, e do qual o INE é promotor de projeto.

 

A informação permitirá reforçar a Base de Dados de Género, de modo a garantir a disponibilidade de dados sobre o conjunto de razões para o baixo número de nascimentos em Portugal, nomeadamente desigualdades de género no mercado de trabalho e desequilíbrios no seio das famílias.

 

Enquanto relevante instrumento de apoio à definição e avaliação de políticas relacionadas com a família e a natalidade, os resultados deste inquérito deverão contribuir para aumentar a consciencialização sobre o urgente problema demográfico, bem como apoiar a formulação de políticas públicas.

 

Este inquérito foi realizado entre setembro de 2019 e fevereiro de 2020, junto de uma amostra de mulheres e homens. O número total de entrevistas conseguidas foi 7 709: 5 178 mulheres com idade dos 18 aos 49 anos e 2 531 homens dos 18 aos 54 anos. A disponibilização dos primeiros resultados do IFEC está prevista para dezembro de 2020.

 

O Projeto Sistema Estatístico Nacional sobre Igualdade de Género tem como objetivo principal melhorar a Base de Dados de Género, de forma a que todos os utilizadores e a sociedade em geral disponham de um sistema estatístico sobre igualdade de género mais abrangente, com informação em várias dimensões da (des)igualdade entre mulheres e homens.

 

Saiba mais aqui

 

Fonte: CIG/ EEA Grants/MC