Nova Plataforma “Prontos para o Futuro” | Comissão Europeia convida peritos a aderir

Mai 11, 2020 | Notícias

A Comissão Europeia lançou hoje a Plataforma “Prontos para o Futuro” um grupo de peritos de alto nível que ajudará a Comissão a simplificar a legislação da União Europeia em vigor e a reduzir os encargos administrativos para os cidadãos e as empresas.

 

A plataforma contribuirá igualmente para assegurar que a legislação da UE continua preparada para o futuro, tendo em conta a necessidade de enfrentar novos desafios, como a digitalização.

 

A Plataforma “Prontos para o Futuro”, constituída por um grupo governamental e por um grupo de partes interessadas, reúne representantes nacionais, regionais e locais dos Estados-Membros, o Comité das Regiões, o Comité Económico e Social Europeu e grupos de partes interessadas com competências práticas em vários domínios de intervenção.

 

Assim que a plataforma estiver operacional, o público em geral e as partes interessadas poderão contribuir para os seus trabalhos em matéria de simplificação e redução de encargos.

 

Além disso, os cidadãos e as partes interessadas poderão partilhar, através do portal “Dê a sua opinião”, os seus pontos de vista sobre a legislação em vigor, bem como propostas para novas políticas da UE.

 

Convite à apresentação de candidaturas para seleção de peritos

 

A Comissão publicou igualmente o convite à apresentação de candidaturas para seleção de peritos para o grupo de partes interessadas da Plataforma “Prontos para o Futuro”. Os membros do grupo selecionados por via deste procedimento deverão ter vasta experiência na aplicação da legislação da UE e ser capazes de representar os interesses partilhados por diferentes organizações de partes interessadas nos respetivos domínios. Representam as empresas, em especial as pequenas e médias empresas, os parceiros sociais e as organizações da sociedade civil com experiência direta na aplicação da legislação da União.

 

As candidaturas podem ser apresentadas até 19 de junho. A documentação relativa ao convite está disponível aqui.

 

Fonte: CE/MC