Dia da Europa | 9 de maio | Debates e Cultura online

Mai 8, 2020 | Notícias

Junte-se às comemorações do Dia da Europa, 9 de maio, para festejar a paz e a unidade do continente europeu.

 

Este ano, celebramos num contexto que comprova, mais do que nunca, a importância da solidariedade, da ação conjunta e de uma União que protege os seus cidadãos.

 

Os 70 anos da declaração que deu origem à União Europeia celebram-se com um conjunto de eventos online, como visitas a museus, filmes e várias conversas e debates.

Imagem UE - Unidos para superar a crise

 

Este ano, as instituições europeias prestam especial homenagem a todas as pessoas que diariamente atuam na linha da frente para combater a pandemia. Leia aqui alguns testemunhos inspiradores.

 

Ursula von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia, e Sofia Colares Alves, Representante da Comissão Europeia em Portugal, abrem o dia com mensagens em vídeo para assinalar os 70 anos da Declaração Schuman.

 

Das Comemorações em Portugal, destacamos o webinar, que terá lugar no dia 9 de maio entre as 11h30 e as 13h00 em https://ue.digitalstream.pt/, sob o tema “Plano de Recuperação para a Europa: Que Lugar para a Coesão e Desenvolvimento Regional”.

 

Este evento digital conta com a participação da Comissária Europeia da Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, do Ministro do Planeamento, Nelson de Souza, da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, dos eurodeputados Pedro Marques e Álvaro Amaro, e do Presidente da Comunidade Intermunicipal do Douro, Carlos Silva Santiago. 

 

Esta conversa, moderada pela jornalista Raquel Mourão Lopes, abordará temas como a Coesão e Desenvolvimento Regional, o Plano de Recuperação para a Europa e o futuro do Projeto Europeu.

 

A iniciativa é de participação aberta e gratuita e permite a formulação de questões por quem quiser participar através do chat incluído na plataforma.

 

Todos os interessados são convidados a partilharem a sua visão nas redes sociais sobre a União Europeia após a pandemia, utilizando o marcador #UEpósCOVID.

 

Destacamos ainda iniciativas que promovem diferentes linguagens para celebrar a identidade e a diversidade europeia.

 

Os diretores de dois museus – o Museu Nacional de Arte Antiga e o Museu Nacional de Arte Contemporânea – dedicam nesse dia a rubrica “A Arte é uma ponte que nos une” à União Europeia e partilham nos respetivos canais um vídeo sobre uma obra emblemática das coleções em celebração da Europa, como espaço de livre circulação das obras de arte e dos seus criadores.

 

Uma iniciativa do Governo Regional dos Açores em parceria com a Comissão Europeia em Portugal disponibiliza as sete curtas-metragens EUandME na RTP Açores entre 9 e 15 de maio (evento no FB).

 

A partir de 15 de maio, a iniciativa “Europa Film Fest: Uma sala com vista para toda a Europa”, que conta com a colaboração do Programa Europa Criativa/Media – Lux Film Prize e Filmin, disponibiliza a transmissão gratuita de oito filmes europeus, apoiados por verbas europeias no sítio Web www.Filmin.pt

 

Imagem 70 anos de solidariedade

 

Mais sobre o Dia da Europa

 

Todos os anos, no Dia da Europa, comemorado a 9 de maio, festeja-se a paz e a unidade do continente europeu.

 

Esta data assinala o aniversário da histórica “Declaração Schuman”. Num discurso proferido em Paris, no dia 9 de maio de 1950, Robert Schuman, o então Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, expôs a sua visão de uma nova forma de cooperação política na Europa, que tornaria impensável a eclosão de uma guerra entre países europeus.

 

A sua visão passava pela criação de uma instituição europeia encarregada de gerir em comum a produção do carvão e do aço. Menos de um ano mais tarde, era assinado um tratado que criava uma entidade com essas funções. Considera-se que a União Europeia atual teve início com a proposta de Robert Schuman.

 

Imagem AD&C Coração Dia da Europa

 

Fonte: UE/MC