GPS | Cientistas Portugueses pelo Mundo

Mar 11, 2020 | Notícias

Conheça o site que põe os investigadores e cientistas portugueses no mapa, promove contactos e o seu reconhecimento na sociedade portuguesa.

 

Pesquise e encontre cientistas portugueses de todas as áreas espalhados pelo mundo.

 

A rede GPS – Global Portugueses Scientists – é uma iniciativa da Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) e já conta com 4221 membros.

 

  • Para que serve?

 

Para sabermos quantos são, onde estão e como são os percursos dos cientistas portugueses espalhados pelo mundo. Mas não só. Também para fomentar a colaboração entre cientistas portugueses que trabalham em diferentes países. Para aproximar a diáspora científica da sociedade portuguesa, de modo a aumentar a sua visibilidade e reconhecimento em Portugal. Para promover colaborações e transferências de tecnologia.

 

  • Quem se deve inscrever?

 

Cientistas portugueses de qualquer área, residentes em qualquer país e em qualquer fase da carreira, que estejam atualmente no estrangeiro ou que tenham trabalhado pelo menos três meses consecutivos fora do nosso país.

 

  • Porque haveria de me inscrever?

 

Para contactar com outros investigadores da sua área científica ou de outras, residentes no seu país de acolhimento ou noutros. Para conhecer e divulgar iniciativas dos investigadores portugueses residentes no estrangeiro. Para ajudar a conhecer melhor os percursos da diáspora científica portuguesa e contribuir para o debate no espaço público português.

 

  • Sou um investigador, mas nunca trabalhei três meses seguidos no estrangeiro. Posso inscrever-me?

 

Sim. Mas fica integrado num grupo de observadores, que pode participar na comunidade GPS, interagir com todos os membros registados e receber a newsletter mensal. Mas não aparece nas pesquisas no mapa.

 

  • Estes temas interessam-me, posso inscrever-me?

 

Sim, como observador. Tem acesso a todas as funcionalidades da rede GPS, mas não aparece nas pesquisas no mapa.

 

Imagem GPS - Cientistas Portugueses pelo Mundo

Saiba mais em https://gps.pt/

 

Fonte: FFMS/MC