DiscoverEU: À Descoberta da Europa!

Mar 12, 2020 | Notícias

Abre hoje às 12h00 uma nova fase de candidaturas à iniciativa DiscoverEU. Por ano, há duas fases de candidaturas e os candidatos que forem selecionados recebem um passe de viagem.

 

DiscoverEU é uma iniciativa da União Europeia que te oferece a oportunidade de partir à descoberta da Europa. Poderás viajar por toda a Europa, sobretudo de comboio (salvo algumas exceções para permitir a participação de jovens que vivem em ilhas ou zonas remotas), e ficar a conhecer as suas paisagens deslumbrantes e a sua grande variedade de cidades e aldeias.

 

A iniciativa DiscoverEU oferece aos jovens europeus de 18 anos a oportunidade de participar numa experiência de viagem que lhes permitirá tirar partido da liberdade de circulação em toda a União Europeia, descobrir a diversidade da Europa, aprofundar os conhecimentos sobre o património cultural e a história europeus e conhecer pessoas de todo o continente. Além disso, graças a esta iniciativa, os jovens podem desenvolver competências essenciais para o seu futuro, como a independência, a confiança e a abertura a outras culturas.

 

Desde a primeira fase de candidaturas, em junho de 2018, cerca de 70 000 jovens receberam um passe de viagem. A fase de candidaturas que decorre das 12h00 de hoje, 12 de março às 12h00 de 26 de março (hora da Europa Central). No Dia D, aparecerá um botão nesta página para enviares a tua candidatura.

 

Para te poderes candidatar, deves:

•ter nascido entre 1 de julho de 2001 (inclusive) e 30 de junho de 2002 (inclusive),

•ter a nacionalidade de um dos países que pertencem à União Europeia no momento da decisão de atribuição dos passes,

•indicar o número do teu cartão de cidadão ou passaporte no formulário de candidatura em linha.

 

Em seguida, terás de responder a um questionário (exceto se te candidatares enquanto membro de um grupo).

 

Se fores selecionado, podes fazer uma viagem com a duração mínima de um dia e máxima de 30 dias, entre 1 de julho de 2020 e 28 de fevereiro de 2021.

 

Caso tenhas uma deficiência ou um problema de saúde que possa dificultar a viagem, receberás assistência e apoio para poderes participar. Mais informações disponíveis aqui

 

Fonte: Portal Europeu da Juventude/MC