Construir o Futuro Digital da Europa

Mar 24, 2020 | Notícias

Todos assistimos à transformação digital nas nossas vidas.

 

A estratégia digital da União Europeia vai pô‑la ao serviço dos cidadãos, das empresas e do planeta, em consonância com os valores da União.

 

Foram assim definidas três linhas de ação:

 

  • A tecnologia ao serviço dos cidadãos;
  • Uma economia digital justa e competitiva;
  • Uma sociedade aberta, democrática e sustentável.

 

Excelência e confiança na Inteligência Artificial

 

A abordagem da UE em relação à inteligência artificial, baseada na confiança e na excelência, dará aos cidadãos a segurança necessária para adotarem estas tecnologias e incentivará as empresas a desenvolvê-las.

 

Estratégia europeia para os dados

 

A criação de um mercado único de dados tornará a UE mais competitiva a nível mundial e permitirá o desenvolvimento de processos, produtos e serviços inovadores.

 

Apoio à transição ecológica

 

As tecnologias digitais são cruciais para que a UE se torne climaticamente neutra até 2050, o objetivo fixado no Pacto Ecológico Europeu.

 

Relatório sobre as implicações em matéria de segurança e de responsabilidade decorrentes da inteligência artificial, da Internet das coisas e da robótica

 

A emergência de novas tecnologias digitais como a inteligência artificial, a Internet das coisas e a robótica coloca novos desafios em termos de segurança dos produtos e de responsabilidade, como sejam a conectividade, a autonomia, a dependência de dados, a opacidade, a complexidade dos produtos e sistemas, as atualizações de software e uma maior complexidade da gestão da segurança e das cadeias de valor.

 

Saiba mais aqui

 

Fonte: CE/MC