Promover uma Europa Verde e com impacto neutro no clima

Fev 19, 2020 | Notícias

A Comissão Europeia anunciou recentemente um investimento de 101,2 milhões de euros para os projetos mais recentes no âmbito do Programa para o Ambiente e a Ação Climática (LIFE).

 

O financiamento apoiará 10 projetos em grande escala no domínio do ambiente e do clima em nove Estados-Membros – Chipre, Estónia, França, Grécia, Irlanda, Letónia, Eslováquia, Chéquia e Espanha – contribuindo para a transição da Europa para uma economia sustentável e para a neutralidade climática.

 

Os projetos integrados melhoram a qualidade de vida dos cidadãos, apoiando os Estados-Membros no cumprimento da legislação da União Europeia em seis domínios: natureza, água, ar, resíduos e alterações climáticas (atenuação e adaptação). Apoiam a aplicação de legislação ambiental e climática de uma forma coordenada e a uma ampla escala territorial, tirando partido do financiamento proveniente de outras fontes da UE, de intervenientes nacionais e regionais e de investidores privados.

 

O investimento LIFE deverá mobilizar mais de 6,5 mil milhões de euros de fundos complementares, uma vez que os Estados-Membros também podem recorrer a outras fontes de financiamento da UE, incluindo os fundos agrícolas, regionais e estruturais, o programa Horizonte 2020, assim como aos fundos nacionais e a investimento do setor privado.

 

Os projetos de grande escala apoiarão o Pacto Ecológico Europeu e a ambição da UE de se tornar o primeiro continente com impacto neutro no clima até 2050. Contribuirão para recuperar e conservar os ecossistemas e as espécies de que todos dependemos, avançar para uma economia circular, melhorar a qualidade do ar e da água, impulsionar o financiamento sustentável e aumentar a resiliência climática na Europa.

 

Imagem Life Programme

 

Sobre o Programa LIFE

 

O Programa LIFE é o instrumento de financiamento da UE no domínio do ambiente e da ação climática. Este programa está em curso desde 1992 e cofinanciou mais de 5 400 projetos em toda a UE e em países terceiros. A cada instante, há cerca de 1 100 projetos LIFE a decorrer em simultâneo. O orçamento para o período 2014-2020 está estabelecido em 3 400 milhões de euros a preços correntes.

 

Os projetos integrados LIFE foram lançados em 2014 para ajudar os Estados-Membros a cumprir a legislação fundamental da UE em matéria de ambiente, natureza e clima. Para o próximo orçamento a longo prazo da UE (2021-2027), a Comissão propõe um aumento do financiamento para o Programa LIFE de quase 60 %. Saber mais sobre o Programa LIFE.

 

Fonte: CE/MC