Novo Fundo BlueInvest

Fev 7, 2020 | Notícias

A Comissão Europeia associou-se ao Fundo Europeu de Investimento, que faz parte do grupo do Banco Europeu de Investimento (BEI), para lançar o Fundo BlueInvest, um fundo de investimento de capital próprio de 75 milhões de euros para a economia azul.

 

Gerido pelo Fundo Europeu de Investimento, o Fundo BlueInvest financiará fundos de investimento subjacentes que visem e apoiem estrategicamente a economia azul inovadora. Este setor pode desempenhar um papel importante na transição para uma economia neutra em termos de carbono até 2050, uma ambição anunciada no Pacto Ecológico Europeu. O novo programa é apoiado pelo Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos, o pilar financeiro do Plano de Investimento para a Europa.

 

A economia azul diz respeito a atividades económicas relacionadas com os oceanos, os mares e as zonas costeiras e abrange as empresas que produzem bens ou serviços que contribuem para a economia marítima, quer operem no mar quer em terra. Na economia azul enquadram-se muitas empresas e iniciativas promissoras em fase de arranque, muitas vezes provenientes de programas de I & D financiados pela União Europeia. Estas empresas desenvolvem soluções para as energias renováveis, a sustentabilidade dos produtos do mar, a biotecnologia azul, os sistemas informáticos marítimos e muito mais.

 

O novo fundo do programa é complementado pela plataforma BlueInvest da Comissão Europeia, que estimula a propensão a investir das empresas em fase de arranque, das PME e das empresas em expansão e facilita o acesso dessas empresas ao financiamento.

 

Através do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas, a Comissão financia igualmente um regime de subvenções de 40 milhões de euros adicionais, destinado a ajudar as PME da economia azul a desenvolver e a comercializar novos produtos, tecnologias e serviços inovadores e sustentáveis.

 

Imagem BlueInvest - Plataforma

Saiba mais aqui

 

Fonte: CE/MC