Destino: Horizonte Europa | Lisboa, 27 de fevereiro

Fev 18, 2020 | Notícias

O Horizonte 2020 é o atual e maior programa de investigação e inovação da União Europeia, com um financiamento de cerca de 80 mil milhões, distribuídos entre 2014 e 2020. 

 

Na sua avaliação intermédia foi identificada a necessidade de envolver um maior número de Organizações da Sociedade Civil (OSC) para garantir que os projetos financiados geram impactos significativos nas vidas dos cidadãos.

 

O Horizonte Europa – o futuro Programa-Quadro para o período de 2021-2027 – aprofunda esta lógica de criação de impacto além da esfera científica, com particular destaque para o ambiente, a economia, a sociedade e cultura, por exemplo. A sua ligação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) representa este compromisso, mas a sua materialização dependerá da participação ativa das OSC neste programa.

 

Estas temáticas serão abordadas no evento “Destino: Horizonte Europa”, promovido pela Agência Nacional de Inovação (ANI).

 

A sessão que vai ter lugar no dia 27 de fevereiro, está dividida em dois momentos.

Primeiro, a apresentação do Horizonte 2020 e as grandes linhas do Horizonte Europa (próximo Programa-Quadro) e de que forma as OSC podem participar.

O segundo momento é dedicado à partilha de boas práticas e à identificação de obstáculos e desafios, com base nos testemunhos de organizações com experiência na participação no Horizonte 2020.

 

Fonte: ANI/MC