Relatório Global sobre os Salários 2018/19

Jan 24, 2020 | Notícias

O Relatório Global sobre os Salários da Organização Internacional do Trabalho (OIT) deste ano fornece uma análise detalhada das desigualdades salariais entre homens e mulheres de forma a entender melhor esta diferença enquanto desigualdade inaceitável no mundo do trabalho.

 

O relatório – o sexto da sua série – dá continuidade à tradição das edições anteriores ao proporcionar dados comparativos e informações sobre as tendências mundiais e regionais mais recentes.

 

Demonstra que o crescimento dos salários mundiais em 2017 não foi apenas inferior ao de 2016, mas caiu para o valor mais baixo desde 2008, permanecendo muito abaixo dos níveis observados antes da crise financeira mundial.

 

Trata-se de um “enigma”, dada a recente recuperação do crescimento económico e a redução gradual do desemprego nos principais países do mundo. Não obstante terem sido avançadas possíveis explicações, entre outras – o lento crescimento da produtividade e a intensificação da concorrência global – é agora amplamente reconhecido que o crescimento salarial lento se tornou um obstáculo à consecução do crescimento económico sustentável.

 

 

Sobre a Organização Internacional do Trabalho (OIT)

 

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) foi fundada em 1919 para promover a justiça social e deste modo contribuir para a paz universal e duradoura. A OIT é responsável pela elaboração e super­visão das normas internacionais do trabalho. É o único organismo tripartido das Nações Unidas que reúne representantes de governos, de empregadores e de trabalhadores para a elaboração conjunta de políticas e programas para a promoção do trabalho digno para todos. Esta característica única constitui uma vantagem para a OIT ao incorporar o conhecimento do “mundo real” sobre emprego e trabalho.

 

Fonte: OIT/MC