Instrumento a favor das PME eficaz no apoio à inovação

Jan 23, 2020 | Notícias

Segundo um novo relatório do Tribunal de Contas Europeu (TCE), o Instrumento a favor das PME presta um apoio eficaz no desenvolvimento dos projetos de inovação.

 

Foram financiados mais de 5 000 projetos e a marca da UE ajuda as PME a atrair investimento adicional. No entanto, o Tribunal detetou também domínios que necessitam de melhorias com vista à criação de um Conselho Europeu da Inovação em 2021

 

A Comissão Europeia lançou o Instrumento a favor das PME em 2014 para apoiar a inovação nas pequenas e médias empresas e nas empresas em fase de arranque. Com um orçamento global de 3 mil milhões de euros para o período de 2014-2020, o seu objetivo é colmatar a lacuna de financiamento na inovação e aumentar a comercialização pelo setor privado dos resultados da investigação.

 

Para avaliar se o Instrumento a favor das PME apoia efetivamente a inovação por parte das PME, o Tribunal centrou-se na sua conceção, gestão e realizações.

 

Concluiu que presta claramente um apoio útil e eficaz às PME e às empresas em fase de arranque. Além disso, concede a marca da UE, que confere visibilidade aos projetos e os ajuda a angariar investimento adicional. Apesar de um arranque tardio, permite também o acesso a serviços de aceleração empresarial, ainda que a adesão tenha sido reduzida. O Tribunal acrescenta que estes serviços não foram suficientemente adaptados às necessidades dos beneficiários.

 

Saiba mais aqui

 

Fonte: TCE/MC