Jovem cientista português premiado na MOSTRATEC

Nov 5, 2019 | Notícias

Desenvolvido por Rodrigo Carvalho, aluno da EPTOLIVA, o projeto “BEMBIBER: Requalificação dos Subprodutos das Queijarias”, destacou-se ao mais alto nível tendo obtido o segundo lugar na categoria de projetos internacionais e o terceiro lugar na categoria geral da 34.ª MOSTRATEC – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia da América Latina.

 

Promovida pela Fundação Liberato, em Novo Hamburgo, no Brasil, a MOSTRATEC decorreu entre 22 e 25 de outubro, e contou com a participação de 755 projetos do Brasil e de 21 países, entre os quais, Portugal. Trata-se da maior e mais reconhecida feira de ciência e tecnologia da América Latina e a segunda maior a nível mundial.

 

Orientado pela professora Honorata Pereira, o projeto desenvolvido pelo jovem cientista português consiste num gin obtido a partir do soro de leite de ovelha, um desperdício resultante da produção do queijo DOP Serra da Estrela.

 

De notar que foi um projeto vencedor da edição de 2019 do Concurso Nacional Jovens Cientistas, um programa que a Fundação da Juventude promove anualmente para incentivar a investigação científica dos jovens.

 

Segundo o jovem investigador Rodrigo Carvalho “O soro de leite de ovelha não tem qualquer valor no mercado, acabando por ser libertado como efluente em cursos de água, provocando a poluição e a contaminação das águas. Todos os subprodutos resultantes da produção do gin foram reaproveitados e transformados em produtos com valor económico, como sejam a manteiga e o sal com aroma a queijo”.

 

Fonte: Fundação da Juventude/MC