Novo Manual sobre “Alimentação Saudável dos 0 aos 6 anos”

Out 21, 2019 | Notícias

Foi lançado o manual “Alimentação Saudável dos 0 aos 6 anos – Linhas de Orientação para Profissionais e Educadores”, assinalando o Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro).

 

O manual, que resultou de uma parceria entre a Direção-Geral da Saúde (DGS) e a Direção-Geral da Educação (DGE), visa colmatar uma lacuna no que se refere a orientações alimentares para creches e complementar as existentes para os jardins de infância. Inclui não só informação técnica como também algumas recomendações relativas a questões relacionadas com a educação alimentar e as práticas associadas aos momentos de refeição.

 

Com este manual, há um novo instrumento de apoio para que a Saúde e a Cidadania comecem a ser trabalhadas o mais precocemente possível, sempre em alinhamento com as famílias, promovendo o bem-estar de todos e contribuindo para que algumas das áreas de competências definidas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, designadamente, o Relacionamento interpessoal e o Bem-estar, Saúde e Ambiente, sejam trabalhadas logo nos primeiros anos.

 

Serve ainda para ajudar o desenvolvimento de alguns domínios da Estratégia Nacional da Educação para a Cidadania, tais como o da Saúde, da Educação Ambiental, do Desenvolvimento Sustentável, da Interculturalidade, dos Direitos Humanos ou o do Bem-estar Animal, dado que todos estes domínios estão relacionados com a temática da alimentação.

 

Aceda aqui ao Manual.

 

Pensar Nutrição – Combater a Desinformação

 

Visite o Site recentemente lançado, dedicado exclusivamente à reflexão sobre o estado da nutrição e alimentação em Portugal e ao fact-checking das principais notícias da atualidade em nutrição e alimentação.

 

Trata-se de um projeto da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP) que conta com o apoio científico da DGS.

 

Imagem Pensar Nutrição

Mais informações disponíveis em https://pensarnutricao.pt/

 

Fonte: DGS/DGE/MC