Futuro da Europa: Diálogos e Consultas aos Cidadãos

Set 4, 2019 | Notícias

Conheça o relatório baseado nos contributos dos cidadãos sobre o Futuro da Europa no âmbito da preparação de uma União Europeia mais unida, forte e democrática.

 

Os comentários e a interação com os cidadãos foram também parte da contribuição da Comissão Europeia para a Agenda Estratégica entretanto adotada pelos dirigentes europeus.

 

Participação dos cidadãos e elaboração de políticas

 

Num mundo em rápida mutação, os cidadãos europeus estão conscientes dos desafios globais que a Europa tem de enfrentar, mas também dos seus trunfos.

 

Esperam muito da União Europeia, que deve, juntamente com os Estados-Membros, defender os seus valores, proteger os seus cidadãos e ser ouvida a nível internacional.

 

O debate mostrou que os participantes podem estar na vanguarda da mudança: estão interessados na economia circular e digital e em novos métodos de participação democrática.

 

Os cidadãos querem uma Europa competitiva, equitativa e protetora, que desempenhe plenamente o seu papel no mundo, nomeadamente em matéria de luta contra as alterações climáticas e proteção do ambiente.

 

O debate sobre o Futuro da Europa mostrou também a vontade de muitos cidadãos de exprimirem os seus pontos de vista e de se tornarem mais ativos no processo político. São vários os instrumentos que lhes permitem fazê-lo, incluindo as consultas públicas e as iniciativas de cidadania europeia. O Comité Económico e Social e o Comité das Regiões desempenham também um papel fundamental para que todas as vozes possam ser ouvidas.

 

Cabe a todas as instituições, a nível europeu, nacional, regional e local, mas também à própria sociedade civil, organizar diálogos e consultas.

A democracia representativa é fundamental e deve beneficiar do desenvolvimento de novas formas de participação dos cidadãos.

 

Imagem CE - Consulta Futuro da Europa

 

Consulte aqui as principais conclusões dos “Diálogos com os Cidadãos” e das “Consultas aos Cidadãos” sobre o Futuro da Europa.

 

Fonte: CE/MC