Aliança para a Economia Circular do Plástico

Set 25, 2019 | Notícias

Mais de 100 parceiros públicos e privados que operam em toda a cadeia de valor dos plásticos assinaram a Declaração da Circular Plastics Alliance (CPA), a aliança para a economia circular do plástico, que promove ações voluntárias para o bom funcionamento do mercado da União Europeia dos plásticos reciclados.

 

A declaração explica como a aliança irá atingir, até 2025, o objetivo de 10 milhões de toneladas de plástico reciclado para fabricar anualmente novos produtos na Europa. Este objetivo foi fixado pela Comissão Europeia na Estratégia para os Plásticos de 2018, a qual se enquadra nos esforços empreendidos para fomentar a reciclagem do plástico na Europa.

 

A declaração assinada por pequenas e médias empresas, grandes empresas, associações empresariais, entidades de normalização, organismos de investigação e autoridades locais e nacionais assume o objetivo de 10 milhões de toneladas de plástico reciclado e apela a medidas para acabar com a deposição de resíduos de plástico na natureza e em aterros.

 

Para atingir o objetivo, são apontadas ações concretas, designadamente:

  • Melhorar a conceção dos produtos de plástico para os tornar mais recicláveis e neles integrar mais plástico reciclado;
  • Identificar potencialidades inexploradas de recolha, triagem e reciclagem de resíduos de plástico em toda a UE, bem como lacunas ao nível do investimento;
  • Definir uma agenda de investigação e desenvolvimento para o plástico numa economia circular;
  • Estabelecer um sistema de monitorização transparente e fiável para seguir todos os fluxos de resíduos de plástico na UE.

Fonte: CE/MC