Europa Social: As suas Histórias

Ago 14, 2019 | Notícias

A União Europeia está a viver um período de rápida mudança com novas oportunidades e novos desafios decorrentes da globalização, da revolução digital, da evolução dos padrões de trabalho e do envelhecimento da sociedade.

 

O Pilar Europeu dos Direitos Sociais está a orientar esta transformação ao estabelecer 20 princípios e direitos para melhores condições de vida e de trabalho na UE.

 

Este livro proporciona uma perceção única sobre as questões sociais que afetam atualmente as pessoas na Europa. Conheça testemunhos e histórias da vida real de cidadãos da UE, que mostram de que forma os princípios do Pilar estão a fazer a diferença no seu dia-a-dia.

 

Os 20 princípios e direitos do Pilar visam promover a convergência social e resolver desafios sociais num novo mundo profissional. Este livro mostra como estes princípios e direitos já estão a transformar as vidas das pessoas.

 

Por exemplo:

  • Asko, da Finlândia recebeu apoio do Fundo Europeu de Ajustamento à Globalização para voltar à universidade, após a fábrica da Nokia onde ele trabalhou durante 20 anos ter encerrado. Esta oportunidade ajudou-o a encontrar um novo emprego. Esta história ilustra a “educação, formação e aprendizagem ao longo da vida” (Princípio 1 do Pilar).

 

  • Mateusz, da Polónia, conseguiu um bom “equilíbrio entre a vida profissional e a vida privada” (Princípio 9), ao tirar 7 meses de licença de paternidade para poder dedicar tempo aos seus filhos e permitir à sua esposa continuar com a sua carreira.

 

  • Muitos de nós precisaremos de “cuidados de longa duração” (Princípio 18) em determinado momento da nossa vida. Jannie, dos Países Baixos precisava de ajuda para tomar conta da sua mãe com 82 anos, após um diagnóstico de demência.

 

 

Este livro destaca também fotografias e testemunhos de uma exposição sobre o Pilar Europeu dos Direitos Sociais, organizada pela Comissão Europeia em 2018, assim como as fotografias vencedoras do concurso em linha #MySocialRights para jovens de toda a Europa, desafiados a responder com uma fotografia à questão: “Como perceciona os seus direitos sociais na Europa?”

 

Imagem Vitor Marques - Beijo da Vida

Partilha de exemplos reais do Pilar Europeu dos Direitos Sociais aplicado na prática:

20 histórias inspiradoras, no sentido da construção de uma Europa mais justa e mais social.

 

Fonte: CE/MC