Recrutamento Centralizado na Administração Pública: Até 30 de julho

Jul 10, 2019 | Notícias

O Recrutamento Centralizado na Administração Pública é uma modalidade de procedimento concursal, prevista na Portaria n.º 125-A/2019, de 30 de abril, que visa dotar a Administração Pública de recursos humanos qualificados, salvaguardando o mérito, a eficiência e a transparência.

 

Tendo por base o levantamento das necessidades de vários órgãos e serviços, desenvolve-se o processo de recrutamento e seleção de candidatos, em dois momentos principais:

 

  • O procedimento de constituição de reserva – este procedimento visa a constituição de uma reserva, resultante da aplicação de dois métodos de seleção: a prova de conhecimentos e a avaliação psicológica;

 

  • O procedimento de oferta de colocação do candidato – nesta fase, os candidatos na reserva têm a oportunidade de se candidatar aos postos de trabalho em oferta, mediante a realização de uma entrevista profissional de seleção.

 

O procedimento de recrutamento centralizado é assegurado pela Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas (INA) e decorre, via online, na Bolsa de Emprego Público (BEP).

 

Consulte a Legislação e Regulamentação, designadamente o Guia do Candidato.

 

Imagem INA - Recrutamento Centralizado AP julho 2019

Mais informações disponíveis aqui

 

Fonte: INA/MC