Igualdade de Género nas Instituições de Ensino Superior

Jul 24, 2019 | Notícias

Já arrancou o Projeto “Igualdade de Género nas Instituições do Ensino Superior” no âmbito do Programa “Conciliação e Igualdade de Género” do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu EEA Grants 2014-2021, do qual a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) é o operador nacional.

 

Trata-se de um projeto trianual que vai analisar as dimensões da desigualdade de género nas instituições do ensino superior em Portugal.

 

A Direção Geral do Ensino Superior é a promotora do projeto, em parceria com o CIEG – Centro Interdisciplinar de Estudos de Género/ISCSP- ULisboa, o RIKK – Institute for Gender, Equality and Difference at the University of Iceland e a A3ES – Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.

 

Intitulado GE-HEI (Gender Equality in Higher Education Institutions), um dos objetivos do projeto é identificar e combater os fatores que contribuem para explicar as desigualdades entre mulheres e homens no Ensino Superior, bem como a elaboração de um conjunto de recomendações para o desenvolvimento de critérios de Igualdade de Género nas Instituições do Ensino Superior.

 

Pretende-se assim compreender por que razão, apesar de haver cada vez mais alunas, professoras e investigadoras, há uma fraca representação feminina na liderança dos centros de investigação e no ensino superior.

 

Na sessão de apresentação, que decorreu a 18 de julho, no ISCSP, em Lisboa, a Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, destacou necessidades concretas neste âmbito:

 

  • Conhecer melhor os mecanismos de reprodução das desigualdades;
  • Avaliar melhor as políticas públicas – o seu impacto objetivo e as suas possibilidades de aprofundamento e melhoria;
  • Examinar as materializações reais, no dia-a-dia de mulheres e homens, dos princípios e objetivos plasmados em documentos tão determinantes como a Convenção de Istambul e a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

 
Fonte: CIG/MC