Noite Europeia dos Investigadores 2019 | 27 de setembro

Jun 6, 2019 | Notícias

A Noite Europeia dos Investigadores pretende aproximar a Ciência dos Cidadãos.

 

No dia 8 de junho, vai ter lugar em Lisboa (Edifício Solar XXI do Laboratório Nacional de Energia e Geologia / Campus do Lumiar), a seguinte atividade preparatória deste evento:

 

Workshop | Edifício Solar XXI: um exemplo de integração e de eficiência energética no seio da cidade

 

Esta oficina convida o visitante a olhar para a questão da eficiência energética e do aproveitamento de energias renováveis no património edificado, através da visita a um edifício público de configuração NZEB, o Edifício Solar XXI (2005), sede do Laboratório de Energia do LNEG, como exemplo de  construção energeticamente eficiente com poucas necessidades para aquecimento e arrefecimento e que se encontra permanentemente monitorizado em relação ao conforto e utilidade que proporciona.

 

O convite é extensivo a outros edifícios no Campus do Lumiar, com mais exemplos de integração de energias renováveis com soluções tecnologicamente inovadoras resultantes de investigação para a sustentabilidade, que destacam a relevância da ciência para assegurar a qualidade de vida nas cidades do futuro.

 

Imagem Edifício Solar XXI

  • Idade mínima para participar: 10 anos
  • Número de participantes: min. 10 | máx. 30
  • Participação gratuita com inscrição para o seguinte endereço de correio eletrónico: geral@museus.ulisboa.pt

 

 

Sobre a Noite Europeia dos Investigadores

 

A Noite Europeia dos Investigadores — European Researchers’ Night — é uma iniciativa lançada em 2005, atualmente bianual, financiada pela Comissão Europeia, no âmbito das Ações Marie Curie, com o objetivo de celebrar a Ciência e de aproximar investigadores e cidadãos.

 

Esta iniciativa que procura quebrar as barreiras que separam a Ciência dos cidadãos e desmistificar a imagem distante que o cidadão tem do cientista, é uma oportunidade para divulgar o trabalho de grande qualidade e inovação desenvolvido pelos investigadores portugueses, bem como para realçar a importância de uma comunicação eficiente entre centros de investigação e a sociedade civil.

 

A Noite Europeia dos Investigadores traduz-se numa série de atividades que decorrem durante todo o ano e que culminam numa noite de festa e celebração da Ciência, com lugar em várias cidades europeias na última sexta-feira de setembro. Este ano será no dia 27 de setembro.

 

Mais informações disponíveis em https://noitedosinvestigadores.org/

Fonte: LNEG/MC