Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas 2019

Jun 3, 2019 | Notícias

Conheça o Programa de Celebrações em território nacional e em Cabo Verde, divulgado pela Presidência da República.

 

As Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas iniciam-se, com a presença do Presidente da República, no domingo, dia 9 de junho, logo pela manhã, em Portalegre, na Cerimónia do Içar da Bandeira Nacional, junto ao monumento aos Mortos da Grande Guerra, a que se segue a visita às Atividades Militares Complementares.

 

Terá depois lugar, no Convento de Santa Clara, a apresentação de cumprimentos do Corpo Diplomático acreditado em Portugal, seguida de almoço. A marcar a tarde, a visita ao Museu da Tapeçaria de Portalegre.

 

Na segunda-feira, dia 10 de junho, também com a presença do Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, e do Primeiro-Ministro, António Costa, o Presidente da República preside à Cerimónia Militar Comemorativa do Dia de Portugal na Av. Movimento das Forças Armadas e na Av. Frei Amador Arrais, onde discursará, para além do Chefe de Estado, o Presidente da Comissão Organizadora das Comemorações, o jornalista João Miguel Tavares, que é natural de Portalegre. Estará igualmente presente o Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, e, com os militares portugueses, desfilará, também, uma representação das Forças Armadas de Cabo Verde.

 

Terminadas as comemorações em território nacional, o Presidente da República, com o seu congénere cabo-verdiano e o Primeiro-Ministro António Costa, partem para a Ilha de Santiago, na República de Cabo Verde, onde se realiza ao fim do dia um encontro com a Comunidade portuguesa, na Escola Portuguesa da Praia, iniciando-se, assim, as comemorações fora do nosso território físico, tal como foi o caso desde o início do seu mandato (depois de França, Brasil e Estados Unidos da América).

 

Dia 11, terça-feira, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa e o Primeiro-Ministro deslocam-se à Ilha de São Vicente, onde o programa inclui um passeio a pé pela cidade do Mindelo, a visita a uma exposição de arte africana e um encontro com jovens desportistas, acompanhado pelo jogador Eliseu, da Seleção Campeã da Europa de Futebol em 2016, no Centro de Estágio da Federação cabo-verdiana de Futebol.

 

À tarde, na Praça Amílcar Cabral, tem lugar um desfile das tropas de Cabo Verde, integrando uma representação das Forças Armadas de Portugal. As celebrações terminam com um encontro com a Comunidade portuguesa residente nesta ilha.

Fonte: Presidência da República/MC