Ciência 2019 | Lisboa, 8 a 10 de julho

Jun 14, 2019 | Notícias

A nova edição do Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal realiza-se no Centro de Congressos de Lisboa, de 8 a 10 de julho. Este ano, o Reino Unido é o país convidado.

 

O evento procura reunir a comunidade científica portuguesa em torno de um programa multidisciplinar que aborda os desafios científicos e societais atuais, tendo por base os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas para 2030 – Agenda fruto do trabalho conjunto de governos e cidadãos de todo o mundo que pretende criar um novo modelo global para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar de todos, proteger o meio ambiente e combater as alterações climáticas.

 

Este ano é particularmente marcado por inúmeras celebrações científicas – Ano Internacional da Tabela Periódica, 100 anos da expedição de Eddington a S. Tomé e Príncipe, 100 anos da União Astronómica Internacional (IAU), 50 anos da primeira aterragem do homem na Lua, 500 anos da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães – pelo que se desafiam as Unidades de I&D e os seus investigadores a participarem no Ciência 2019 – encontro que pretende evidenciar a necessidade de aprofundar a investigação e a inovação e de reforçar o diálogo e a comunicação sobre o conhecimento desenvolvido no país.

 

Os vários desafios da agenda científica é outro dos temas em debate no Encontro com o objetivo de incentivar sobretudo a interação entre os investigadores, o setor empresarial e o público em geral. Além das várias comunicações, o evento conta também com um espaço de demonstrações de atividades de I&D e com a exposição de pósteres digitais de estudantes de doutoramento bolseiros da FCT sobre as atividades em curso e/ou resultados recentes das suas investigações.

 

Imagem FCT - Ciência 2019

Encontro anual dos investigadores portugueses

 

O Encontro Ciência 2019 é promovido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) em colaboração com a Agência Nacional de Cultura Científica e Tecnológica (Ciência Viva) e a Comissão Parlamentar de Educação e Ciência, contando com o apoio institucional do Governo, através do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

 

A organização da edição de 2019 e a sua divulgação no Reino Unido conta ainda com a colaboração do Presidente da PARSUK (Portuguese Association of Researchers and Students in the United Kingdom), Luís Lacerda, e do Diretor da Business School do Imperial College London, Francisco Veloso.

 

Imagem Encontro Ciência 2019

Inscrições e informações disponíveis em http://www.encontrociencia.pt/home/

Fonte: FCT/MC