Um Oceano em Mudança: Proteger a Natureza e o Meio Ambiente

Abr 24, 2019 | Notícias

Amanhã vai ter lugar uma ação de limpeza de praia, na Foz do Lizandro, na Ericeira, evento que lança a campanha “Um Oceano em Mudança”.

 

Dinamizada pelo Gabinete do Parlamento Europeu e pela Representação da Comissão Europeia em Portugal, em cooperação com três iniciativas ecológicas: Ocean Hope, Futurix e Skeleton Sea, a campanha pretende promover o respeito pela natureza, a prevenção de lixo e medidas para devolver a saúde aos nossos mares.

 

No contexto das celebrações do Dia Europeu do Mar, a campanha “Um Oceano em Mudança” é constituída por três fases:

 

  • Limpeza de Praia, Ericeira, Foz do Lizandro (25 de abril, das 10h às 13h).
  • Workshop “Transforme o Lixo em Arte”, Lisboa, Praça da Europa (2 e 3 de maio).
  • Exposição de Arte de Rua das obras criadas a partir do lixo retirado do mar, Lisboa, Praça da Europa (2 de maio a 8 de junho).

 

 

Limpeza de Praia a 25 de abril

 

Em plena costa atlântica, onde as vagas de primavera trazem consigo algum lixo; sujidade, detritos e objetos estranhos. Coisas que não pertencem ao mar, que não são feitas naturalmente pelo mar. Destroços, despojos, cargas que caiem ao mar. 

Podemos imaginar aventuras e histórias engraçadas escondidas em alguns dos objetos que dão à costa, mas a maioria representa uma terrível ameaça à vegetação e às diversas formas de vida marinha.

 

Criação e Exposição de Arte a partir do desperdício que o Oceano nos devolve

 

O lixo recolhido a partir da limpeza de praia será então processado. Os artistas do Skeleton Sea trabalharão com grupos de crianças para despertar a criatividade. A inspiração será dada pelo imponente “Polvo Incógnito” que ficará exposto na Praça da Europa, em Lisboa até ao Dia Mundial dos Oceanos (8 de junho), juntamente com as fotografias vencedoras do concurso internacional I live by the Ocean.

Fonte: Rep. da CE em Portugal