Observatório Nacional de Luta Contra a Pobreza

Abr 10, 2019 | Notícias

O Observatório Nacional de Luta Contra a Pobreza, promovido pela EAPN Portugal tem como missão observar em permanência o fenómeno da pobreza e da exclusão social na sociedade portuguesa.

 

Atendendo às diversas manifestações e efeitos nas diferentes esferas da vida social, sem deixar de examinar criticamente as estratégias de luta pela sua erradicação e respetivos impactos.

 

O Observatório Nacional pretende ser uma referência nacional na produção de conhecimentos e recomendações sobre a luta contra a pobreza e a exclusão social, tendo em vista a promoção de políticas públicas e de intervenções territoriais orientadas de forma estratégica, articulada e eficaz.

 

Imagem Quebrar o Silêncio - Observatório Nacional de Luta Contra a Pobreza

Conheça as atividades do Observatório Nacional de Luta Contra a Pobreza

 

  • Informar

 

Criar e manter atualizado um sistema de informação estatística que compile e ofereça de forma sistematizada dados de diversas fontes oficiais e capacite o Observatório para o estudo da multidimensionalidade do fenómeno da pobreza e da exclusão, bem como dos seus efeitos.

 

O tratamento da informação é realizado atendendo a diversos campos da vida social (trabalho e emprego, rendimento, habitação, saúde, educação, proteção social, participação cívica, etc.), desagregando os dados por distrito sempre que possível, de maneira a conhecer o fenómeno nas suas diversas territorialidades.

 

  • Estudar

 

Estudar criticamente, e em permanência, as diversas políticas, programas e critérios de combate à pobreza, quer no contexto nacional, quer no contexto europeu, de onde emanam as principais orientações de política pública neste âmbito de intervenção.

 

Este trabalho incide não apenas na análise do discurso político propositivo, mas também sobre os seus planos operacionais e de execução, no sentido de melhor proceder a uma avaliação de impacto das medidas adotadas.

 

  • Desenvolver

 

Desenvolver, testar e sistematizar estratégias metodológicas qualitativas adequadas à observação longitudinal do fenómeno da pobreza, permitindo um estudo mais fino de dimensões ocultadas por dados estatísticos, e a sua correlação com a reprodutibilidade da situação de pobreza.

 

Esta abordagem metodológica versa sobre dimensões do fenómeno que exigem uma incontornável aproximação ao local e que se relacionam com aspetos de difícil mensuração, como as representações sociais da pobreza, a avaliação das medidas de combate à pobreza pela voz dos seus públicos-alvo, a análise de trajetórias de mobilidade social e os impactos da pobreza nos processos de reprodução da situação social de origem, entre outras.

 

Imagem EAPN Portugal - Observatório Nacional de Luta Contra a Pobreza

 

 

Para saber mais, aceda ao website do Observatório Nacional de Luta Contra a Pobreza que conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência, o Presidente da República.

 

 

 

Fonte: Observatório Nacional de Luta Contra a Pobreza,
EAPN Portugal – Rede Europeia Anti Pobreza