Há falta de Ética Pública?

Abr 23, 2019 | Notícias

“Ética, Valores e Política” no novo Encontro da Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) a ter lugar no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa, a 1 de junho.

 

Com os novos desafios colocados pelas tecnologias, pela biomedicina e pela inteligência artificial, será que as normas éticas e os valores sociais consagrados pelos regimes parlamentares democráticos se tornaram insuficientes?

 

Mais informações sobre esta iniciativa integrada no Ciclo Ao Encontro dos Portugueses 2019 disponíveis no website da FFMS.

 

“Descobrir o que dá significado à vida e o que a torna digna depende da nossa capacidade de reconhecer igual valor a todos os modos de existência. Assenta na vontade de conciliar o bem-estar pessoal e o bem-estar dos outros, o respeito pela consciência individual e o cumprimento das leis, a hospitalidade cosmopolita e os direitos de cidadania, a satisfação dos desejos e gostos particulares e os deveres e sacrifícios em nome de interesses mais elevados. Por isso, a ética e os valores não são coisas inteiramente subjetivas ou a mera consequência de preferências pessoais, são a fonte e o alimento da solidariedade, da cooperação e da vida decente. Numa palavra, são o cimento que garante a estabilidade e a coesão sociais”.

 

Fonte: FFMS