Execução do Mar 2020 acima da média europeia

Abr 30, 2019 | Notícias

O novo número da newsletter do Programa Operacional Mar 2020 acaba de ser divulgado.

 

Consulte a edição de abril para saber mais sobre os temas em destaque:

 

Editorial

 

A gestão de um programa operacional como o Mar 2020 é uma atividade exigente e complexa, mas que tem momentos muito gratificantes, como foi o caso da sessão de apresentação dos projetos do Grupo de Ação Costeira da Região de Aveiro, que ocorreu em Vagos, no passado dia 16 de abril.

 

COFISA aposta na Robótica

 

Apesar dos graves prejuízos sofridos com a passagem do furacão Leslie, a Cofisa mantém o seu trajeto de crescimento e consolidação como uma das grandes conserveiras ibéricas, ao alcançar 50 milhões de euros de volume de negócios e mais de 250 trabalhadores. Situada na Figueira da Foz, a Cofisa apresentou um projeto ao Mar2020 para modernização da sua fábrica, com o objetivo de reforçar a sua competitividade.

 

 

“SABOREAL” marca a diferença nas conservas

 

Situada na zona da foz do Arade, Lagoa, Algarve, local em que houve, no passado, mais de 27 mil empregos em conserveiras, os jovens empreendedores André Teixeira, Manuel Mendes e Vincent Jonckheere criaram a Conserveira do Arade, que assegura um processo de fabrico tradicional de conservas sob a marca Saboreal.

 

Grupo de ação costeira da região de Aveiro apresenta projetos financiados

 

Realizou-se no passado dia 16 de abril, no Espaço Museológico da Arte Xávega, na Vagueira, a sessão de apresentação dos projetos do Grupo de Ação Costeira da Região de Aveiro financiados pelo Mar 2020. São 16 projetos que, no total, representam quatro milhões de euros de investimento e cuja comparticipação comunitária, através do programa Mar 2020 é de 2,6 milhões de euros.

 

MAR 2020 com reforço de 14 milhões de euros

 

Com o objetivo de adaptar o Mar 2020 à evolução da realidade do setor e necessidades dos seus agentes económicos, bem como às prioridades do Programa Nacional de Reformas, o Governo português aprovou a reprogramação do PO, sob proposta da respetiva Autoridade de Gestão, a qual já está em apreciação pela Comissão Europeia.

 

Execução do PO MAR 2020 acima da média europeia

 

A propósito da publicação de um relatório do Tribunal de Contas relativo a 2017 e que não teve em consideração as evidências do desempenho ao longo de 2018 e 2019, entretanto enviadas pela Entidade Gestora do Programa Operacional Mar 2020, a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, destacou que não só não se confirmam os receios da perda de financiamento comunitário, como a Comissão Europeia, no ‘site’ da monitorização da aplicação dos fundos temáticos, por Estado-Membro, reconhece que, em final de 2018, Portugal está bem à frente de outros Estados-Membros com um envelope financeiro superior ou aproximado, como a França, a Espanha, a Polónia, a Itália ou a Grécia. Tal, confirma, ainda, que está a ser cumprida a regra atual, a N+3, o que exclui devolução de fundos comunitários.

Fonte: Mar 2020