Lamego acolhe segunda etapa do concurso “Sabores e aromas das viagens magalhânicas”

Mar 12, 2019 | Notícias

A Escola de Hotelaria e Turismo Douro-Lamego recebe amanhã a segunda etapa regional do concurso “Sabores e aromas das viagens magalhânicas”.

 

Nesta etapa estarão reunidas 10 equipas provenientes da NUT Norte que, de acordo com o júri do concurso, apresentaram as melhores propostas (uma entrada, um prato principal, uma sobremesa e duas bebidas).

 

Estes concorrentes vão, assim, tentar alcançar mais dois lugares que darão acesso à grande final, que decorrerá a 2 de abril, em Lisboa, juntando-se à Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre e à Escola Profissional de Vale do Tejo, já selecionadas na etapa que decorreu em Faro, no passado dia 26 de fevereiro.

 

Sobre o “Sabores e aromas das viagens magalhânicas”

 

É uma iniciativa que se insere no âmbito das comemorações V Centenário da Circum-Navegação comandada pelo navegador português Fernão de Magalhães.

 

É dinamizado pela área governativa da Educação, através da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP), e pela Estrutura de Missão para as Comemorações do V Centenário da Circum-Navegação comandada por Fernão de Magalhães, em parceria com o Turismo de Portugal e o Instituto do Emprego e Formação Profissional.

 

Tem como objetivos gerais:

 

Valorizar e promover as ofertas profissionalizantes de nível 4 do Quadro Nacional de Qualificações, a par da promoção do conhecimento sobre o contexto das viagens magalhânicas e da partilha de saberes;

 

– Promover um conjunto de valores associados ao que é “ser ensino profissional”, ou seja, uma cultura marcada pela pró-atividade, pelo empreendedorismo, pelo trabalho em equipa, pela criatividade e pela originalidade, correspondendo a competências hoje muito valorizadas pelo mercado de trabalho.

 

Evidenciar outras competências particularmente relevantes na área de educação e formação de Hotelaria e Restauração que são hoje identificadas pelos empregadores como essenciais para o trabalho no futuro, tais como: a persistência, a resolução de problemas, a liderança e a capacidade de aprendizagem contínua, ao longo da vida.

 

Destina-se a todos que se encontram a frequentar cursos profissionalizantes na área de educação e formação de Hotelaria e Restauração – cursos de Técnico de Pastelaria/Padaria, de Técnico de Cozinha/Pastelaria e de Técnico de Restaurante/Bar (abrangendo as modalidades de cursos profissionais, cursos de aprendizagem da Rede de Centros do Instituto do Emprego e Formação Profissional e cursos de hotelaria e restauração das Escolas do Turismo de Portugal).

 

Posteriormente, as duas melhores equipas de cada etapa regional vão disputar a fase final, onde serão encontrados os grandes vencedores deste concurso.

Fonte: IEFP