Interreg Espaço Atlântico financia 62.2 milhões de euros em 27 projetos europeus

Mar 19, 2019 | Notícias

O Comité de Acompanhamento do Programa Interreg Espaço Atlântico aprovou no âmbito da segunda convocatória de projetos, 27 projetos europeus de cooperação territorial com um investimento total de 62.2 milhões de euros, dos quais 46.7 milhões de euros são financiados pela União Europeia, através do FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional).

 

Las Palmas de Gran Canaria acolhe amanhã, 20 de março, no Acuario Poema del Mar, a cerimónia de assinatura dos contratos destes 27 projetos que são agora responsáveis por identificar e implementar soluções para dar resposta aos desafios regionais comuns com vista à melhoria da competitividade regional e da qualidade de vida dos cidadãos europeus.

 

Esta cerimónia será presidida pela Presidência espanhola do Comité de Acompanhamento do Programa, representada por Mª del Carmen Hernández Martín e pelo Presidente da Autoridade de Gestão do Programa, Fernando Freire de Sousa, contando igualmente com a participação do Ministro da Economia, Indústria, Comércio e Conhecimento do Governo das Ilhas Canárias, Pedro Ortega Rodríguez, o Presidente do Conselho da Ilha de Gran Canaria, Antonio Morales Mendes e o Presidente da Câmara Municipal de Las Palmas de Gran Canaria, Augusto Hidalgo Macario.

 

Os líderes dos projetos são entidades públicas e instituições de 36 regiões atlânticas dos cinco Estados-Membros (França, Irlanda, Portugal, Espanha e Reino Unido). Nesta ocasião, é importante salientar a participação de 44 empresas privadas enquanto beneficiárias e parceiras de projetos, assim como instituições de outros países, como por exemplo Bélgica, Finlândia e Suíça.

 

Os projetos aprovados vão melhorar a competitividade regional em vários campos: 8 projetos na inovação e competitividade; 6 projetos para fomentar a eficiência dos recursos, 6 projetos para fortalecer a resiliência territorial e 7 projetos para promover a biodiversidade e os bens naturais e culturais.

 

O programa já financia 45 projetos, o que representa cerca de 66% do seu orçamento FEDER. Atualmente, 100% do orçamento disponível está alocado. No website do programa www.atlanticarea.eu  está disponível a lista dos projetos aprovados.

 

O Programa Interreg Espaço Atlântico fomenta a cooperação transnacional através do financiamento de parcerias entre organizações públicas e privadas, de França, Irlanda, Portugal, Espanha e Reino Unido. Os projetos têm como objetivo a melhoria da competitividade regional e a qualidade de vida através da cooperação nas regiões europeias do Atlântico. O programa é financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, contando com uma alocação de 140 milhões de euros de FEDER para o período 2014-2020.

Fonte: Interreg Espaço Atlântico