Capital Europeia de Turismo Inteligente 2020: Candidaturas até 10 de maio

Mar 7, 2019 | Notícias

Com o objetivo de premiar cidades da União Europeia que desenvolvem práticas exemplares de turismo inteligente, a Comissão Europeia lança uma nova edição do concurso para a atribuição do título de Capital Europeia de Turismo Inteligente 2020.

 

Esta iniciativa valoriza as cidades concorrentes nas seguintes áreas:

  • Sustentabilidade – cidade que oferece uma experiência turística enriquecedora e personalizada através da valorização de recursos locais, ao mesmo tempo que respeita e envolve as comunidades locais;
  • Digitalização – cidade que implementa soluções inovadoras, inteligentes e abrangentes na área do turismo;
  • Património Cultural e Criatividade – cidade que usa o seu capital territorial, social e humano com vista ao crescimento do seu setor turístico, à prosperidade da cidade e à melhor qualidade de vida dos seus habitantes;
  • Acessibilidade – cidade que facilita o acesso aos serviços e produtos turísticos através do recurso às novas tecnologias, à interconexão e à interoperabilidade de serviços.

 

Duas cidades que sejam detentoras das soluções mais inteligentes, inovadoras e abrangentes, nas quatro áreas mencionadas, serão distinguidas com o título de Capital Europeia de Turismo Inteligente 2020.

Quatro cidades adicionais recebem Prémios Europeus de Turismo Inteligente por concretizações notáveis numa das categorias individuais indicadas.

 

Como submeter uma candidatura:

– O concurso está aberto a cidades da UE com uma população de mais de 100.000 habitantes. Nos países onde nenhuma cidade tenha mais de 100.000 habitantes, a maior cidade é elegível para se candidatar.

– O tamanho da população deve ser verificado na base de dados do EUROSTAT.

– É necessário criar uma conta e fornecer detalhes de contato, enviar a inscrição e documentos de apoio (inclui a descrição da cidade enquanto destino turístico em geral e em cada categoria e, também, uma recomendação do Presidente da Câmara).

– É necessário indicar como se tomou conhecimento da iniciativa.

 

Calendarização 2019:

– Prazo limite para apresentação de candidaturas: 10 de maio (18h00 CET),

– Anúncio das cidades finalistas: 8 de outubro,

– Cerimónia de entrega de prémios e exposição em Helsínquia (Finlândia): 9 de outubro.

Fonte: Turismo de Portugal