Premiar o Talento Português

Fev 28, 2019 | Notícias

A “Mostra Nacional de Jovens Criadores 2018” teve lugar nos dias 22 e 23 de fevereiro, na Nova SBE, em Carcavelos e abrangeu cerca de oitenta projetos, envolvendo quase uma centena de participantes.

 

Esta edição da Mostra foi a primeira organizada pela Fundação da Juventude, no âmbito de um protocolo com o Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), que prevê a participação de associações juvenis e outras entidades privadas sem fins lucrativos na gestão do “Programa Jovens Criadores”.

 

Fotografia Governo - Mostra Jovens Criadores 2018

 

Nesta Mostra que contou com a parceria do Clube Português de Artes e Ideias, do Conselho Nacional da Juventude e Cascais Capital Europeia da Juventude 2018, foram apresentados trabalhos em diferentes áreas incluindo artes plásticas, banda desenhada, dança, design gráfico, fotografia, joalharia, literatura, moda, música e teatro.

 

Foram atribuídos cinco prémios monetários no valor de 1000 euros, aos Vencedores nas categorias de Cinema, Artes Plásticas, Joalharia, Arquitetura e Música.

Houve ainda 13 premiados para participarem na Bienal de Jovens Criadores da CPLP, que se realiza de 24 a 28 de julho em Angola, nas categorias Arquitetura, Artes Plásticas, Design Gráfico, Dança, Moda, Literatura, Fotografia e Cinema.

 

Sobre o Programa Jovens Criadores

 

O “Programa Jovens Criadores”, dedicado a jovens de nacionalidade portuguesa ou residentes em território nacional, é constituído por um Concurso do qual resulta uma seleção de projetos e por uma Mostra. Os candidatos apresentam-se individualmente (com idade limite de 30 anos) ou em grupo (com idade até 35 anos, sempre que a média de idades do grupo não ultrapasse os 30 anos).

 

O “Programa Jovens Criadores”, gerido pelo IPDJ, visa a promoção do desenvolvimento artístico de jovens criadores nacionais, potenciando a criação de oportunidades de divulgação do seu trabalho.

 

Da literatura à moda, criadores de renome como: Valter Hugo Mãe, Gonçalo M. Tavares, José Luís Peixoto, António Tenente, Alexandra Moura e Filipe Faísca passaram pelo Programa, assim como, Cláudia Cabral na joalharia, Cecília Costa nas artes plásticas, e Madalena Palmeirim na música.

Fonte: Fundação da Juventude/Portal do Governo