Consulte a nova edição do Boletim Informativo dos Fundos da União Europeia

Nov 13, 2018 | Notícias

Já se encontra disponível o Boletim Informativo dos Fundos da União Europeia n.º 14, lançado pela Agência para o Desenvolvimento e Coesão, IP (AD&C).

 

Neste boletim reportado a 30 de setembro de 2018, Portugal 2020 regista um volume de fundos aprovados de 18,5 mil M€.

 

Não obstante o processo de reprogramação em curso e todo o esforço inerente à sua concretização, o ritmo de execução não abrandou, tendo-se verificado uma evolução de cerca de 4 p.p. da taxa de compromisso em relação ao último trimestre, situando-se atualmente em 72%.

 

Ao nível do compromisso o domínio da competitividade e internacionalização representa 38% do total dos fundos aprovados (sendo de destacar que os apoios às PME representam um quarto do total dos fundos aprovados), seguido do domínio do capital humano e do desenvolvimento rural, ambos com 18% do total dos fundos aprovados.

 

Nos valores aprovados destacam-se os apoios às PME que representam 23%, sendo também relevantes os apoios aprovados na área da educação e nas áreas da ciência e investigação ambas com 10%, na área do ambiente e dos recursos naturais ambos com 7%, e na área da competitividade, no âmbito do desenvolvimento rural, com 6% dos fundos aprovados.

 

Também a taxa de execução (28%) registou uma evolução de mais de 2 p.p. do que a verificada no trimestre anterior (26%), destacando-se neste indicador os domínios temáticos da competitividade e internacionalização com 30%, do desenvolvimento rural com 25% e o capital humano com 23% dos fundos executados.

 

O bom desempenho do Portugal 2020 no quadro dos 28 Estados-Membros é visível nos dados constantes neste boletim, assumindo Portugal uma posição de destaque nos pagamentos transferidos pela Comissão Europeia: a taxa de pagamentos mais elevada (24,4%) de entre os Estados Membros com envelopes financeiros acima de 7 mil M€; e o segundo lugar no que respeita ao valor absoluto dos pagamentos de transferidos de todos os Estados-Membros.

 

O Boletim Informativo dos Fundos da União Europeia segue a linha editorial de reporte sobre os Fundos Europeus, que procura conjugar clareza e acessibilidade, assim como a sistematização gráfica e concisão na informação prestada. Simultaneamente são fornecidos, em suplemento elementos de informação que permitem um conhecimento mais profundo sobre a aplicação dos Fundos Europeus.

Fonte: AD&C