EuroSkills 2018 | Budapeste, 25 a 29 de setembro

Set 25, 2018 | Notícias

A seleção que vai representar hoje Portugal na Hungria, no âmbito do Campeonato Europeu das Profissões, é composta pelos melhores 19 jovens profissionais do país.

 

Os jovens portugueses, oriundos de diferentes operadores de educação e formação, com idades compreendidas entre os 17 e os 22 anos, estão cientes do ambiente de alta competição que vão encontrar, mas confiantes das suas capacidades.

 

O facto de terem chegado a esta fase é por si só uma garantia das competências que detêm e que evidenciam no exercício das suas profissões. Todos eles foram apurados na sequência da sua participação no Campeonato Nacional das Profissões que se realizou em Beja no passado mês de fevereiro. De entre os 353 jovens em competição em 39 profissões, foram eles que conquistaram o 1.º lugar do pódio nas 15 profissões que Portugal leva a Budapeste.

 

Como em qualquer desporto de alta competição, foi necessária muita preparação. Todos realizaram um mínimo de 400 horas de formação técnica específica, relacionada com a profissão em que vão competir, para além de muitas horas de treino mental e emocional, uma das componentes em que a WorldSkills Portugal tem vindo a apostar numa lógica de capacitação global dos concorrentes para ambientes de competição.

 

De 25 a 29 de setembro os olhos vão estar postos neste megaevento onde participam cerca de 600 jovens profissionais de 28 países europeus, em 40 profissões, demonstrando que as suas competências são a melhor ferramenta para a construção de uma economia sólida e sustentada.

 

A cerimónia de abertura do EuroSkills, Budapeste 2018, decorre hoje e conta com a presença do Primeiro-Ministro da Hungria.

 

O calendário é exigente e condensa em cinco dias uma variedade de acontecimentos dedicados à educação e formação profissional, com natural destaque para os três dias de provas, de 26 a 28 de setembro.

 

Dia 29 de setembro sobem ao pódio os vencedores por profissão, numa cerimónia que fecha com chave de ouro um dos campeonatos europeus mais participados de sempre.

 

Acompanhe a nossa seleção em:

 • https://worldskillsportugal.iefp.pt/

 • https://www.facebook.com/WorldskillsPortugal/   

 

Fonte: IEFP