Estado da União 2018

Set 10, 2018 | Notícias

A 12 de setembro, o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker vai proferir o seu quarto discurso sobre o Estado da União, no Parlamento Europeu, em Estrasburgo.

 

O discurso deste ano inscreve-se na perspetiva das eleições europeias de 2019 e no contexto do debate em curso sobre o futuro da União Europeia a 27.

 

No seu discurso do ano passado, o Presidente Juncker expôs a sua visão sobre a forma como a União Europeia poderia evoluir até 2025, e apresentou um “Roteiro para uma União mais coesa, mais forte e mais democrática“.

 

O discurso foi acompanhado por iniciativas concretas em matéria de comércio, escrutínio dos investimentos, cibersegurança, indústria e dados. Nessa base, os chefes de Estado ou de Governo reuniram-se em Taline, na Estónia, onde adotaram uma “Agenda dos Dirigentes” que enumerava as questões e desafios mais prementes, para os quais é preciso encontrar soluções antes das eleições para o Parlamento Europeu de maio de 2019. Na cimeira dos dirigentes nacionais, que terá lugar a 9 de maio de 2019 em Sibiu, na Roménia, este processo deverá culminar num empenhamento renovado em favor de uma União capaz de dar resposta às questões que são verdadeiramente importantes para os cidadãos.

 

Este ano o discurso incluirá, mais uma vez, novas propostas tendo em vista passar imediatamente das palavras à ação. O presidente vai apresentar propostas que permitam obter resultados positivos para os cidadãos ainda antes da cimeira de Sibiu, e lançar as bases para um amplo debate durante o período que precederá as eleições europeias.

 

Consulte os anteriores discursos do Presidente Juncker sobre o Estado da União.

Fonte: CE